![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh__7dEcaznEfNbNReSD7U-Wk_G0RPR9pwVvPbQU9Hae76zHjY2FXIb1pUybR7R9zRUtSNmReVoPtx8G2ebCKP5i9CzjaeHffngzpR3RBBivrZwYaQ-6pL_VFaf9k1JCPFIjnFBeJ-rYIz6/s1600/Buda2.jpg)
NIRVANA
No Budismo, o significado de Nirvana é o estado de libertação atingido pelo ser humano ao percorrer sua busca espiritual. O termo tem origem no sânscrito, podendo ser traduzido por “cessação do sofrimento”.
É uma renúncia ao apego material que não eleva o espírito e apenas traz sofrimento. Através da meditação se consegue percorrer os passos fundamentais para chegar ao nirvana, considerado como a última etapa a alcançar pelos praticantes da religião.
Nirvana é utilizado num sentido mais geral para designar alguém que está num estado de plenitude e paz interior, sem se deixar afetar por influências externas. Também se emprega com o sentido de aniquilamento de certos traços negativos da própria personalidade, porque a pessoa consegue se livrar de tormentos como orgulho, ódio, inveja ou egoísmo, sentimentos que afligem o ser humano impedindo-o de viver em paz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário