Páginas

terça-feira, 25 de agosto de 2015

Esperar não é sinônimo de ficar paralisado

"Espere menos, queira menos. Nem sempre o mais é sinônimo de adição. Recuar é tão necessário quanto ir adiante. Diminuir as expectativas pode nos ajudar a entender melhor a realidade. A vida é sempre boa, mesmo sendo imperfeita." Pe. Fabio de Melo

Esperar não é sinônimo de ficar paralisado. Ao ficarmos esperando algo acontecer, podemos correr riscos. Risco de ficarmos ansiosos pela ansiedade ou risco de ficarmos paralisados pela depressão. Risco de doenças do coração e no cérebro. Risco de adoecimento do espírito. Quatro males que afligem nossa sociedade moderna com dados alarmantes.

Ansiedade

O risco de ansiedade ao esperarmos é querer antecipar o sofrimento pro algo que ainda não aconteceu é esgotar toda a energia em algo as vezes simples. As vezes pode ser até que haja problemas de difícil solução, mas a ansiedade não ajuda a resolver e sim dificulta. Provoca irritabilidade e perda de sono. Cansaço e perda de energia boa, transformando-a em negatividade. Pode haver gritos, choro, lágrimas, perda de sono, perda de memória, falta de concentração. Tudo por causa de pensar antecipadamente. E gastar energia até a exaustão. Compreenda isto e utilize ferramentas de relaxamento e concentração como a respiração, o yoga, a meditação. Se não der certo, parta para aboradgens mais assertivas como a picoterapia com um bom profissional. Mas aqui fica uma dica para você que frequenta meu blog. Se você tem uma formação espiritualista, recomendo buscar com afinco um profissional que tenha formação espiritualista ou holística. Será mais fácil e moderno. Você verá que os resultados serão melhores, mais rápidos e terão fim, o que não é gaantido em outros casos.

Depressão

O risco de ficar paralisados é grande se temos tendência à depressão. Parados. Estagnados. Sendo depressivos, temos muitas opções de ficarmos parados. TV, internet, games, smartphones, sofás, camas, cadeiras, quartos escuros, casas isoladas no campo, na serra, etc. Pois é, até no caso de casas na serra podemos pensar aqui, poxa, mas não tem nada neste caso. Tem sim! Povos que moram em países frios comprovadamente se recluem mais aos seus aposentos que os povos tropicais. E se tornam mais depressivos. Pensemos nisto também. O sol, nossa estrela mãe, é uma fonte de energia, que nos aquece e nos alimenta com catalisadores de produção de energia, os fótons. Que nos permitem um dia gostos de caminhada na praia, no campo, na floresta, ver um maravilhoso pôr-do-sol. Caríssimos amigos e irmãos de fé tenhamos a depressão como companheira para criar momentos de estudos e reflexão. Para evoluir. Para consultar este blog e outros caminhos para evolução (este aqui é apenas uma proposta...). Não para deixarmos a vida passar e escorrer pelos dedos das mãos. Energia boa tem que fluir. É natural do Universo. A entropia deve aumentar e para tal energia tem que se transformar para permitir esta transformação. Compreenda este fenômeno. Aplique à sua vida e será mais feliz.

Doenças do coração e no cérebro

As doenças nestes órgãos como o enfarto no miocárdio e o acidente vascular cerebral (AVC) são as doenças físicas mais comuns neste século. Neste texto não vou abordar com detalhes dados científicos e pesquisas, o que gostaria de fazê-lo um outro dia, com mais propriedade, ao terminar minha leitura de um execelente livro feito por um médico, agora que estou quase no fim da obra. Mas deixo uma pequena reflexão, muitos males são causados pela paralisia do corpo. A mente sã depende muito do corpo são, sabiamente diziam filósofos gregos.

Doenças do espírito

Porém, a espiritualidade humana vem tendo cada vez mais espaço tanto nos meios acadêmicos quanto nos meios leigos. As pessoas tem dado atenção ao apelo interior. A busca pelo Eu, pelo Self, pelo indivíduo, é uma caracaterística da nossa sociedade atual. Seja ocidental, seja mais ao oriente, onde este apelo já é milenar, nossa cultura vem dando maior tempo ao espírito. Porém, cabe um minuto de atenção: seriam as mídias eletrônicas um caminho positivo ou negativo na busca por esta seta? A intronização do ser humando em quartos e salas, comunicando-se pais, mães e filhos através de smartphones dentro de uma mesma casa não parece a busca pelo espírito e sim a busca pela inmformação e pelo entretenimento. O espírito ficou em segundo plano na maioria dos casos deste exemplo. Se a internet aproximou a humanidade e o conhecimento das culturas, das religiões, da beleza das filosofias do ocidente e oriente, da ciência e do futuro, deve-se ter atenção aos limites, pois senão o espírito adoece. O ser morre se o espírito adoece. Até a comunidade médica começa a aceitar esta realidade já expressa por Jesus e diversos seres de Luz que por aqui habitaram.

Em resumo, minha aboradagem é de que a calma e a espera deve ter sentido de esperança, mas nunca de imobilidade e principalmente de paralisia. O corpo, a mente e o espírito devem se movimentar. Sempre. Em busca da evolução. Isto se chama Saúde. O resultado se chama Felicidade. Porém, sempre em Paz. Palavras mágicas, totalmente com msentido para quem está em equilíbrio com o Cosmo.

Namastê.

Nenhum comentário:

Postar um comentário