Páginas

quinta-feira, 28 de março de 2013

As imagens que revelam a origem biológica dos pensamentos e emoções.

A forma de pensar influencia tudo. Pesquisas recentes sobre o caminho traçado pelas ligações entre os axônios do cérebro não são uma confusa rede emaranhada e sim uma rede organizada que liga os axônios. O mapeamento do cérebro é a mais nova fronteira do conhecimento. O presidente Obama está convencido deste desafio e ele mesmo está direcionando verbas muitíssimo expressivas para financiar um projeto de âmbito mundial, com empresas privadas, instituições públicas, universidades, trabalhando em parceria em busca de um objetivo comum. Para tal serão empregados recursos computacionais nunca antes imaginados. O "conectoma" humano será mapeado. E finalmente tudo indica que será desvendado o que para alguns ainda é um mistério, mas para muitos já é uma convicção: o pensamento e as emoções tem forma.

Revista VEJA – Edição nº 2311 de 6 de março de 2013

CérebroA mente ao vivo e a cores
Em duas dezenas de instituições ao redor do mundo, foi dada largada para um projeto ainda mais ambicioso que o do sequenciamento do genoma: mapear todo o conjunto de ligações entre os neurônios.
Descubra em VEJA desta semana quais serão os impactos dessas pesquisas, do tratamento de doenças à compreensão de conceitos como mente e alma.
As imagens que revelam a origem biológica dos pensamentos e emoções.
Esta entrada foi publicada em Leituras & Cia. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

2 comentários:

  1. Ou seja, sua doutrina perde todo o sentido, comprovadamente.

    Somos seres em essência biológicos, em suma.

    ResponderExcluir
  2. Prezado companheiro de jornada, agradeço a sua disponibilidade de ler meu post. Meu único interesse é dispertar o debate e estimular o estudo, considerando antes de mais nada a ciência. Segundo Allan Kardec, codificador da doutrina espírita, "Se houver contradição entre ciência e Espiritismo fique com a ciência”. Como ele entendia que a DE é uma tríade entre religião-filosofia-ciência, com esta afirmação cabe ressaltar que ele certamente deu maior crédito à ciência. Então, entendo que, opinião pessoal minha, as recentes descobertas científicas apenas começam a desvendar um grande mistério para nosso atual estágio evolutivo. E lendo a matéria completa, não me pareceu que havia algum indício que o pensamento humano não pode ser influenciado por espíritos. Mas também a ciência ainda não comprovou esta hipótese e temos nos baseado na informação psicografada, que considero importante. Agradeço a oportunidade de discutir tal assunto.

    ResponderExcluir