Páginas

sábado, 29 de setembro de 2012

O gênio Leonardo Da Vinci... um espírito elevado. Veja a exposição no Museu de Ciência e Vida de Duque de Caxias no Rio de Janeiro

Cientista, Engenheiro, Artista, Espiritualista.

Um ser de elevada cultura e conhecimento. Certamente uma alma bendita que trouxe iluminação ao mundo.
Ontem estive no Museu de Ciência e Vida de Duque de Caxias. Pude ver de perto como o conhecimento deslumbra os corações dos pequeninos. Espaço excelente para visitas de escolas e grupos familiares e de amigos interessados em aprendizado e entretenimento, pode ser visitado de segunda a segunda, com horários diferentes. O planetário é o ponto alto da festa de cultura. Os professores são tratados como os verdadeiros donos deste espaço. Ainda bem. São os grandes responsáveis pelo engrandecimento da raça neste planeta de aprendizado e provas. Tenham uma grata surpresa como eu tive ao me deparar com aquela construção linda de bom gosto e bem ampla. Pode ser muito melhor explorada, com melhor divulgação na mídia e principalmente entre as escolas. No local, há exposições muito boas e jovens treinados para serem mediadores, o que seria uma pessoa preparada para ajudar os professores e líderes ou os responsáveis pelas crianças dos grupos. Podem também guiar e explicar todos os assuntos com maestria. São estagiários, de nível médio e superior, pagos para esta função. Merecem todo o respeito pelo esforço e principalmente por estar ali trabalhando. Muito bom, vale a pena ir com a família, principalmente os pequenos. E aos professores aí fica uma dica de passeio gratuito que pode ensinar mais que muitas aulas em sala de aula.

O site é http://www.museucienciaevida.com.br/


Em outubro começa uma oficina (workshop) para professores chamada de "O segredo por trás dos olhos" destinada a ensinar conceitos

oficina olhos

Segue a programação com alguns detalhes que copiei do site:

O Museu Ciência e Vida recebe Leonardo da VinciPDFImprimirE-mail
Escrito por Renata Bohrer   
Qua, 09 de Maio de 2012 18:14
Leonardo da Vinci: Maravilhas Mecânicas revela a ciência do artista da Renascença.

hv

Consagrado por obras primas como “Monalisa” e “A Última Ceia”, o pintor renascentista, Leonardo da Vinci, também foi autor de grandes descobertas científicas. A exposiçãoLeonardo da Vinci: Maravilhas Mecânicas contempla a essência criativa de um cientista  e surpreende ao recriar modelos em três dimensões de alguns dos desenhos do artista.



Ao todo são 36 réplicas que estarão a mostra no Museu Ciência e Vida  a partir do dia 10 de maio. Entre os inventos mais conhecidos está o Ornitóptero - uma máquina voadora que funcionaria com um sistema de molinetes impulsionado pelo piloto.  O invento permitiria a sustentação do homem no ar com o movimento simultâneo dos braços e pernas. Outra criação é o Tanque Militar equipado com canhões carregados pela culatra, que poderiam ser manobrados de dentro do veículo. O aparelho é considerado um antecessor do tanque blindado, que entra para a história 500 anos mais tarde, na 1ª Guerra Mundial.

Além das peças do acervo do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), a exposição reúne também textos e esboços ampliados dos desenhos do cientista.  O Museu Ciência e Vida fica no município de Duque de Caxias no Bairro 25 de Agosto. O horário de visitação é: de terça a sábado, das 9h às 17h; domingos e feriados, das 13h às 17h. A entrada é gratuita.

A exposição Leonardo da Vinci: As maravilhas mecânicas
De 10 de maio
Local: Museu Ciência e Vida
Endereço: Rua Aílton da Costa, s/nº  - 25 de Agosto - Duque de Caxias
Horários: de terça a sábado, das 9h às 17h; domingos e feriados, das 13h às 17h.
Classificação etária: Livre
Entrada Franca
Agendamento Escolar ou grupos (acima de 15 de integrantes):  (21) 2671-7797

Exposição reúne os tesouros do Museu NacionalPDFImprimirE-mail
Escrito por Renata da Silva Bohrer   
Ter, 11 de Setembro de 2012 12:03
museu 029 ok

     O Museu Ciência e Vida apresenta ao público “Tesouros do Museu Nacional”.  Nessa exposição, o visitante poderá conferir de perto coleções científicas formadas por insetos, moluscos, rochas e outros. Ao todo são 92 peças em três dimensões do acervo arqueológico e paleontológico do Museu Nacional.



 foto 084   
    Da coleção egípcia, destaque para a estatueta do Deus Osíris. Outra atração é a réplica da cabeça de Luzia, considerado o mais antigo fóssil humano das Américas. Já na coleção dos invertebrados, um habitante do mar profundo surpreende a todos pelo seu tamanho. A espécie em questão é um Tatuí gigante. Esse animal pode alcançar até 45 cm de comprimento e pesar 1,7 kg. 

tatui editado


   Além das peças, a exposição traz reproduções fotográficas da preguiça gigante, do meteorito de bendengó e do trono africano de Daomé. Em cartaz a partir do dia 11 de setembro, no Museu Ciência e Vida em Duque de Caxias.  A entrada é gratuita.




Exposição -  Tesouros do Museu Nacional
A partir de 11 de setembro
Local: Museu Ciência e Vida
Endereço: Rua Aílton da Costa, s/nº - 25 de Agosto - Duque de Caxias.
Horários: de terça a sábado, das 9h às 17h; domingos e feriados, das 13h às 17h.
Classificação etária: Livre
Entrada Franca
Agendamento Escolar ou grupos (acima de 15 de integrantes): (21) 2671-7797

Museu recebe exposição sobre manguezaisPDFImprimirE-mail
Escrito por Renata da Silva Bohrer   
Ter, 11 de Setembro de 2012 11:50
reflexo

             A mostra Reflexo das Marés revela toda a riqueza de um dos ecossistemas mais produtivos do mundo: o manguezal. Ao todo são 25 registros fotográficos da fauna e flora dos manguezais brasileiros e até mesmo de outros países. Para as escolas agendadas serão contempladas com atividades lúdicas
            Desenvolvida pelo Núcleo de Estudos em Manguezais (Nema), da UERJ, a mostra tem como objetivo conscientizar o visitante sobre a importância desse ecossistema para a sobrevida de muitas espécies.  Durante a visita escolar,   as crianças com faixa etária de até 10 anos poderão participar de atividades lúdicas e divertidas.  Em cartaz a partir de 11 de setembro no Museu Ciência e Vida, em Duque de Caxias. Entrada Franca.

Exposição Reflexo das Marés
A partir de 11 de setembro
Local: Museu Ciência e Vida
Endereço: Rua Aílton da Costa, s/nº - 25 de Agosto - Duque de Caxias.
Horários: de terça a sábado, das 9h às 17h; domingos e feriados, das 13h às 17h.
Classificação etária: Livre
Entrada Franca
Agendamento Escolar ou grupos (acima de 15 de integrantes):  (21) 2671-7797


Museu Ciência e Vida reabre a exposição “Pequenos Companheiros”PDFImprimirE-mail

      Do rádio a internet, do mapeamento de áreas urbanas a monitoração do clima, do celular ao sistema de navegação por satélite (GPS). Esses são só alguns dos benefícios gerados com o advento dos satélites artificiais. A exposição temporária “Pequenos Companheiros” conta a evolução desses equipamentos ao longo dos anos e seus impactos no mundo contemporâneo.
       O visitante terá a oportunidade de conhecer de perto uma réplica em tamanho real do  primeiro satélite artificial da Terra.  Lançado pela União Soviética, em outubro de 1957, Sputnik I tinha a função básica de transmitir um sinal de rádio que podia ser sintonizado por qualquer radioamador em freqüências especificas.  Foi com o lançamento do satélite russo que iniciou-se a Era Espacial.
        O objetivo da mostra é divulgar a importância destes equipamentos nas descobertas científicas e tecnológicas para a humanidade. Pequenos Companheiros é uma realização da Fundação Planetário da Cidade do RJ.  Para mais informações: 2671-7797.

Pequenos Companheiros
De 11 de setembro
Local: Museu Ciência e Vida
Endereço: Rua Aílton da Costa, s/nº - 25 de Agosto  -  Duque de Caxias.
Horários: de terça a sábado, das 9h às 17h; domingos e feriados, das 13h às 17h.
Classificação etária: Livre
Entrada Franca
Agendamento Escolar ou grupos (acima de 15 de integrantes):  (21) 2671-7797
Exposição Nascer é uma homenagem do museu a todas as mãesPDFImprimirE-mail
Escrito por Renata Bohrer   
Qua, 09 de Maio de 2012 18:06
nascer 1288      
    Durante o período gestacional, a mulher sofre diversas intervenções biológicas. Ainda assim, o ato de nascer vai muito além que simples mudanças corporais. A exposição Nascer aborda o tema não apenas sob o ponto de vista da ciência, mas também da cultura e religião.


     A abertura da exposição foi inspirada no útero.  O primeiro módulo “A Concepção”  abordaexpos maio 019 as etapas do nascimento desde o encontro do casal, a fecundação e as fases da gravidez.  O segundo módulo "Nascimento" mostra os locais e as diferentes maneiras de dar à luz.  O  terceiro e último módulo - "Apresentação da criança à sociedade" - é dedicada às práticas usadas para o acolhimento e a inserção do recém-nascido na sociedade.


 
nascer 140     A exposição segue uma serie de painéis temáticos que abordam o tema numa perspectiva lúdica e instigante. Além de painéis; fotografias, instrumentos científicos e esculturas compõe o cenário.  A grande atração é o bebê gigante. A escultura mede, aproximadamente,  1,80 cm. 
       A mostra é uma parceria do Museu da Vida/Casa de Oswaldo Cruz (COC) com o Instituto Fernandes Figueira (IFF), também uma unidade da Fiocruz e o Instituto Nacional de Tecnologia (INT), com a colaboração do Consórcio Cederj.


Exposição Nascer
De 10 de maio
Local: Museu Ciência e Vida
Endereço: Rua Aílton da Costa, s/nº - 25 de Agosto - Duque de Caxias.
Horários: de terça a sábado, das 9h às 17h; domingos e feriados, das 13h às 17h.
Classificação etária: Livre
Entrada Franca

O Museu Ciência e Vida revela detalhes de uma expedição científica pela Amazônia.PDFImprimirE-mail
Escrito por Renata da Silva Bohrer   
Qua, 09 de Maio de 2012 18:00
        A exposição temporária Fotografias da Ciência na Amazônia traz relatos documentados emdocumento 123 506 fotos das excursões à Amazônia realizadas pelos cientistas: Rondon, Euclides da Cunha, Roquette-Pinto, Mário de Andrade, Evandro Chagas, Oswaldo Cruz e Carlos Chagas.

       Em outro momento da exposição, a cidade de Rio Branco aparece em duas fases distintas da história. A cidade é revelada em fotografias panorâmicas registradas por Chagas em 1912 e pela Casa de Oswaldo Cruz, em 1997. 

     A exposição reúne ainda diversos trechos de relatórios e cartas das viagens dos cientistas Oswaldo Cruz e Carlos Chagas pela Amazônia, com fotografias inéditas, algumas realizadas pelo próprio Oswaldo Cruz.
   
    Ao longo da mostra,  o visitante percebe a importância da imagem enquanto instrumento de pesquisa dos cientistas. Fotografias da Ciência na Amazônia, que pertence ao acervo da Fundação Fiocruz, entra em cartaz a partir do dia 10 de maio no Museu Ciência e Vida. A entrada é franca.



A exposição Fotografias da Ciência na Amazônia
De 10 de maio
Local: Museu Ciência e Vida
Endereço: Rua Aílton da Costa, s/nº -  25 de Agosto - Duque de Caxias.
Horários: de terça a sábado, das 9h às 17h; domingos e feriados, das 13h às 17h.
Classificação etária: Livre
Entrada Franca
Agendamento Escolar ou grupos (acima de 15 de integrantes):  (21) 2671-7797
"Céu, espelho das Culturas" no Museu Ciência e VidaPDFImprimirE-mail
Escrito por Renata da Silva Bohrer   
Qua, 09 de Maio de 2012 17:54
expos maio 109A mostra “Céu, espelho das Culturas” propõe a diversidade das representações do céu através dos tempos e culturas. Ao longo da exposição, o visitante verá que o processo de evolução dos estudos da Astronomiasempre esteve atrelado a diferentes conceitos sejam eles, científicos ou religiosos.

“Céu, espelho das Culturas”, que pertence ao acervo da Aliança Francesa,  entra em cartaz a partir do dia 10 de maio no Museu Ciência e Vida.  O horário de funcionamento do museu é: de terça a sábado, das 9h às 17h e domingos e feriados, das 13h às 17h. A entrada é franca.



A exposição Céu, espelho das Culturas 
De 10 de maio
Local: Museu Ciência e Vida
Endereço: Rua Aílton da Costa, s/nº - 25 de Agosto  - Duque de Caxias.
Horários: de terça a sábado, das 9h às 17h; domingos e feriados, das 13h às 17h.
Classificação etária: Livre
Entrada Franca
Agendamento Escolar ou grupos (acima de 15 de integrantes):  (21) 2671-7797

Nenhum comentário:

Postar um comentário